domingo, 17 de junho de 2012

Músicas de Victor & Leo estão no Ranking das 30 mais tocadas nos 3 últimos anos!


Quando se pretende lançar um produto, seja de qual segmento for, uma das primeiras coisas a se fazer é buscar referências, usar como base experiências bem sucedidas para que sua margem de erro diminua.

Na música sertaneja, principalmente em uma época em que ela é mais produto do que arte, a lição básica acima parece estar sendo esquecida.

No final da postagem, há 3 rankings: músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2009, músicas mais tocadas em shows em 2010, e músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2011.

Algo que atrapalha muita dupla que está começando é o ‘barulho’. Fala-se muito, inventa-se muito e se maquia demais.

De tanto ler ou ouvir dizer que uma música está ‘estourando’, é comum se enganar. De repente você vai em uma festa, a música toca, você percebe que ninguém sabe cantar, e se toca de que caiu em um conto.

Há muitos exemplos pra citar de como se copia coisas que nunca deram certo, mas vou citar apenas uma pra não me estender: o ‘funknejo‘.

A mistura de funk com sertanejo nunca fez ninguém sucesso nem rico. No entanto, a mistura é aposta de inúmeros artistas novos buscando espaço. E que não se use o “Tchu Tcha Tcha” como contra-argumento, já que o sucesso dela se deve ao Neymar, e não ao estilo da canção.

Lembrem-se de “Sou Fod*”, que começou a tocar nas festas no ano passado, várias duplas gravaram e… e… e nada.

Poderia falar aqui da avalanche do arrocha no sertanejo, ritmo que mesmo ainda em vias de se provar eficiente, já se tornou obrigatório em qualquer nova produção, ou das várias canções com nomes de carro que surgiram por conta da Dodge Ram e do Camaro Amarelo, ambas músicas de trabalho, mas creio que cada um de vocês tenha um exemplo claro na cabeça em relação ao que eu estou dizendo.

As 30 músicas listadas abaixo, destaques nacionais dos últimos 3 anos, mostram um perfil bem diferente do que se está apostando atualmente na música sertaneja, principalmente por parte de quem está começando.

Músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2009:

Chora me Liga – João Bosco e Vinícius / Borboletas – Victor e Leo / Deus e Eu no Sertão – Victor e Leo / Amor não vai Faltar - Bruno e Marrone / Esse alguém sou Eu – Leonardo / Não tente me Impedir – Bruno e Marrone / Paga Pau – Fernando e Sorocaba / Nada Normal – Victor e Leo / Faça alguma Coisa – Zezé Di Camargo e Luciano / Tarde Demais – César Menotti e Fabiano.

Músicas tocadas nos shows em 2010:

Chora me liga – João Bosco e Vinícius/Praieiro – Jammil/Quebra Aê – Asa de Águia/Beijar na boca – Claudia Leitte/100% Você – Chiclete com Banana/Pode Chorar – Jorge e Mateus/País tropical – Jorge Ben Jor/Rebolation – Parangolé/A fila andou – Chiclete com Banana e MCeR/Exttravasa – Cláudia Leitte

Músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2011:

Pra Você – Paula Fernandes / Mentes Tão Bem – Zezé Di Camargo e Luciano / Amar Não é Pecado – Luan Santana / Ai Se eu Te Pego – Michel Teló / Não Precisa – Paula Fernandes Part.de Victor & Leo / Um Beijo – Luan Santana / Quem é – Eduardo Costa / Água de Oceano – Victor & Leo / Lembranças vão na Mala – Luan Santana / Balada – Gustavo Lima

FONTE: UNIVERSO SERTANEJO / POR ANDRÉ PIUNTI.
Postagem:Gih

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares